Seja bem vindo ao Blog Math Cutie! Aqui você encontrará curiosidades, desafios e outras coisas interessantes relativas a esta ciência tão encantadora.
RSS

sábado, 28 de novembro de 2009

Torre de Hanói




       A torre de Hanói é um quebra-cabeça, que é formado por uma base que possui três pinos; em um destes três pinos estão alguns discos dispostos em ordem crescente de diâmetro.
       O objetivo do jogo é mover todos os discos de um pino para outro, usando o outro pino de auxiliar, de forma que um disco maior nunca fique em cima de um menor.
       A Torre de Hanói pode ser usada para avaliar a capacidade de memória de trabalho, planejamento e solução de problemas. Também pode ser trabalhada com crianças, por exemplo, na pré-escola a torre de Hanói ajuda em questões de coordenação motora, identificação de formas, ordem crescente e decrescente, entre outras formas de aprendizado.
       As suas aplicações são basicamente usadas em escolas para que os professores possam melhorar e desenvolver o cognitivo das crianças, além do trabalho em grupo. Sendo este aplicado em pequenos grupos ou individualmente.
       O jogo pode ser usado para estabelecer estratégias para a transferência das peças, como o raciocínio e a contagem dos movimentos.
       O número mínimo de movimentos necessários para mover todos os discos da primeira estaca para a terceira estaca obedece à fórmula: 2^(n)-1, onde n é o número de discos.
       Para entender a lógica da Torre de Hanói é necessário analisar a construção de diferentes níveis da torre com o número mínimo de movimentos, tendo o nível anterior já formado, sendo que esses níveis são o número de peças desintegradas da torre original que irão formar outra torre com os menores discos.
        Você poderá experimentar uma das mais importantes formas de raciocínio matemático no site:  http://www.jorgecabral.com/pessoal/jogos/torre_de_hanoi/torre_de_hanoi.htm



0 comentários: