Seja bem vindo ao Blog Math Cutie! Aqui você encontrará curiosidades, desafios e outras coisas interessantes relativas a esta ciência tão encantadora.
RSS

sábado, 28 de novembro de 2009

Quadrado Mágico


       A origem dos “Quadrados Mágicos” é pouco conhecida historicamente, três tradições foram as primeiras a trabalhar com os Quadrados Mágicos: a chinesa, a hindu, e a árabe
       Quadrados mágicos tem intrigado matemáticos, cientistas e curiosos por séculos. O exemplo mais antigo é o Loh-Shu encontrado na China, trata-se de um quadrado mágico de ordem 3 que data de 2850 a.C.
       Um quadrado mágico é Puro quando é formado por números inteiros consecutivos e a soma dos números de cada linha, coluna e diagonais forem sempre iguais.
       Os chineses acreditavam que se alguém possuísse um quadrado mágico, teria sorte e felicidade para toda a vida. Devido a idéias como essa, é atribuída ao quadrado mágico poderes cabalísticos.

Desenvolvimento do quadrado mágico 3 x 3




1-Comece colocando o número 1 no centro da primeira linha



• A partir daí, os números deverão ser colocados em ordem crescente, de acordo com a seguinte regra:

- partindo do último número colocado, ande sempre uma cela (um quadradinho) de cada vez, para cima e para a direita. Executando esse movimento, se você chegar a uma cela vazia, escreva o próximo número aí.




2-partindo do número 1 execute o movimento do jogo.


       O movimento leva você para uma cela fora do quadrado. Observe que esta cela imaginária é um prolongamento de uma das colunas do quadrado. Neste caso, desça até a ultima cela vazia desta coluna e escreva o número 2.




3 - Partindo do número 2, execute o movimento do jogo. Você vai cair outra vez fora do quadrado.





4 – Reiniciando o movimento do jogo a partir do número 3, você encontrará uma cela ocupada.


Sempre que você chegar a uma cela ocupada, recue à coluna de onde você partiu, e escreva o número na cela, que fica logo abaixo do número de partida. Nesse caso, escreva o número 4 embaixo do número 3.


5 – Partindo do número 4 e executando o movimento do jogo, você conseguirá colocar os dois números seguintes sem dificuldades.


6- A partir do número 6 você vai cair totalmente fora do quadrado, observe:



Neste caso a cela imaginária não faz parte de nenhuma linha linha ou coluna do quadrado.Recua à coluna de onde acabou de partir e coloque o número 7 logo abaixo do número 6.



7-A partir do número 7 você vai cair mais uma vez em uma cela fora do quadrado.


Observe que a cela imaginària é um prolongamento da primeira linha do quadrado; já vimos como proceder neste caso. Procure nesta linha a cela que estiver vazia e que ficar mais à esquerda e escreva o número 8.




8-O próximo movimento do jogo leva você para fora do quadrado.



Como a cela pertence à segunda coluna do quadrado, desça até a última cela vazia dessa coluna




Está pronto o quadrado mágico.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que técnica mais complicada!!! N gostei! Tente esta: Dicas para solucionar o quadrado mágico 3x3:
O total que se quer obter em todos os sentidos deverá ser dividido por 3. O que resultará no número a ser colocado no centro do quadrado.
Os números a serem colocados nos cantos deverão ser pares se o centro for ímpar, ou vice e versa.
O último número a ser colocado deverá ser o centro mais 4.
Essas regras só valem se os números forem múltiplos de 3. Ex: 15, 18, 21, 24, 27, 30 etc.